Posts

Showing posts from December 20, 2009

Crack: mais uma campanha assustadora.

Realmente assustador! Só faltava aparecer aquela cena clássica de Psicose (Hitchcock), só que desta vez com uma pedra de crack esfaqueando o usuário no chuveiro.

Quando veremos campanhas que não usam o medo para tentar afastar as pessoas da droga? Já não provaram que isso não funciona?!

O Coletivo DAR publicou excelente crítica à campanha e a toda essa contraproducente histeria em torno do crack no Brasil. Reconhecemos que o crack é uma droga que causa muitos danos, principalmente aos usuários mais vulneráveis (jovens, pobres, moradores de rua), mas está longe de ser o demônio que pintam.

Uma droga não pode receber a culpa de todas as mazelas da sociedade e temos sempre que lembrar que o crack provavelmente nem existiria se não vivêssemos sob o sistema proibicionista (veja detalhes da história do surgimento do crack no texto do DAR).

Campanhas e ações deveriam ser focadas na redução da vulnerabilidade, da pobreza, do abandono e das inúmeras carências. Deveriam promover a auto-estima, a au…

Regulamentação do mercado de drogas

Assistam a mais um excelente vídeo produzido pela HCLU. Desta vez a conversa é sobre regulamentação do mercado de drogas com especialistas presentes na conferência Reform nos EUA.

Não falam especificamente da regulamentação do auto-cultivo, mas este é um assunto que está bombando por todos os cantos.

Recentemente a República Checa regulamentou o cultivo de diversas plantas inclusive alucinógenos e ainda despenalizou o porte de drogas estabelecendo limites precisos na lei. Veja a notícia.

Mais detalhes sobre as opções para regulamentação do mercado de drogas podem ser encontradas no Blueprint lançado pela organização inglesa Transform em novembro. Um resumo está disponível em Português no site, bem como o link para download do livro completo. A Pscicotropicus fará o lançamento oficial do Blueprint no Brasil em evento que está sendo programado para a primeira semana de fevereiro. Enviaremos mais notícias em breve.

Reform 2009 - Reflections from outside.

From Marisa Felicissimo to Drug Policy Alliance and Open Society Institute on November 30th, 2009.“Of course, treaties and norms don't restrain the outlaws”, James Traub, once wrote in The New York Times Magazine, referring to Saddam Husseins' invasion of Kuwait. Some time later, on his book “What We Say Goes”, Noam Chomsky wisely rebated Traub's statement saying: “The United Sates is a leading outlaw state, totally unconstrained by international law, and it openly says so”. I chose to introduce my article with quotes of important players at the international political scene, to show that we don't need to be a professor of linguistics or a famous writer to conclude that the United States is a outlaw state. If we look back and follow the tracks of history, we will find out that the US has been disregarding many United Nations decisions and not signing so many other important conventions, like the ones on Human Rights and the rights of child. So why the US is such a stro…