Posts

Showing posts from November 22, 2009

Reform 2009 - Bons ventos sopraram do deserto.

Image
Michaela Bitarello do Amaral Sabadini *

A International Drug Policy Reform Conference, realizada na cidade de Albuquerque - Novo México, nos Estados Unidos, entre os dias 11 e 14 de novembro foi marcada pela riqueza dos debates e diversidade do publico presente. O congresso, que foi realizado pela primeira vez em 1989, teve seu maior público este ano, com mais de mil pessoas presentes, provenientes de diversas nacionalidades e de diversos setores envolvidos com o tema tais como pesquisadores, profissionais de saúde, cientistas sociais, políticos, juízes, usuários de drogas, ex-usuários, ativistas, líderes estudantis, entre outros. Um amplo espectro de “cores”, interesses e práticas culturais. O debate sobre a tão falada “questão das drogas”, nunca esteve tão bem representado, agregando todos aqueles envolvidos nesta discussão. Tantas vozes unidas romperam o silêncio do deserto do Novo México e clamaram por mudanças. Em meio a tamanha diversidade, um tema central permeou todos os deba…

Reform 2009 - Alex Wodak - Reforma das leis: o começo do fim.

Image
"Harm reduction minimizes harms of drug policies"

Foi com esta frase e esta divertida imagem que Alex Wodak (psiquiatra da Austrália, board IHRA) encerrou sua apresentação na grande plenária da conferência Reform no dia 13 de novembro.






Wodak começou sua apresentação em tom irônico, criticando cada meta definida pelos EUA e aliados, com a frase: "Mission acomplished? I don't think so".

Expôs o fracasso da política proibicionista, exibindo dados que mostram que a produção e a disponibilidade de drogas só aumentou e os preços só caíram, apesar de todos os esforços, e bilhões gastos com esta política.

E além disso, o pior, esta política criou um "dano colateral" importante: um mercado ilegal de proporções imensas que desestabiliza sociedades e democracias, corrompe governos e economias. E ressalta que o próprio UNODC reconheceu isso em seu último relatório.

Em seguida Wodak cita uma série de opiniões de especialistas de todo mundo que, ao longo dos anos, vem …