Posts

Showing posts from November 1, 2009

Canadense aconselha MS a adotar redução de danos para o crack.

Image
Bom, parece que o governo brasileiro está conversando com as pessoas certas. Benedikt Fischer, PhD em criminologia e membro da Comissão de Saúde Mental do Canadá, esteve no Brasil, conversando com Pedro Gabriel Delgado (coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde) sobre o problema do crack e possíveis soluções.

Soluções caracterizadas como "radicais" pelo jornal O Estado de S. Paulo, na notícia que pode ser lida abaixo, são na verdade, medidas de redução de danos, muitas já implementadas há anos no Canadá e que realmente podem salvar vidas.

Medidas essenciais para ajudar a solucionar um problema grave, que atinge populações muito vulneráveis (jovens e moradores de rua), as estratégias de redução de danos, precisam ser seriamente consideradas no caso do crack, pois ajudam principalmente, mas não somente, nos casos mais graves e quando o usuário ainda não consegue se abster ou se engajar completamente em tratamentos de reabilitação.


Felizmente parece que o governo está int…

Lula: "Não há tema proibido"

www.marisafelicissimo.net

"Está ficando claro que, do jeito que nós estamos tratando as drogas, até agora, não está resolvendo o problema", diz Lula em discurso a profissionais e acadêmicos da área de saúde, ontem, no Recife.
Em sua fala, Lula enfatizou a necessidade de encontrarmos soluções próprias e criticou as bases na Colômbia, como política de combate às drogas implementada pelos EUA."Fica fácil para um país rico dizer que está combatendo as drogas e manda colocar bases na Colômbia (...) eu falei com o presidente Obama, (...) que nós é que temos que cuidar da questão do tráfico de drogas no nosso continente. E aí os países ricos poderão cuidar dos seus viciados internos e aí resolverá o problema. Se não tiver viciado não tem mercado para vender. É preciso cuidar..."
Lula chega até a pedir que o tema seja discutido, de forma aprofundada, pelos profissionais em um outro congresso dedicado a este assunto.Em momento anterior do discurso, Lula enfatiza que, para ele,…