Posts

Showing posts from July 26, 2009

Usuário ou traficante? No Brasil, isso depende da classe social!

Essa assustadora afirmação é uma das conclusões do estudo realizado pela professora Luciana Boiteux, da Faculdade de Direito da UFRJ, e Ela Wiecko, da UnB. A pesquisa revela ainda (segundo reportagem no Carta Capital), que a maioria dos condenados por tráfico são réus primários, presos sozinhos e com pouca quantidade de droga.

A pesquisa patrocinada pelo Ministério da Justiça, terá seus resultados apresentados em evento conjunto com as ONGs Viva Rio e Psicotropicus em 5 de agosto. Durante este encontro, com a participação de Ethan Nadelmann, diretor da Drug Policy Alliance, pesquisadores, juristas, políticos, profissionais da área de drogas e outros representantes da sociedade civil vão discutir as consequências e alternativas à guerra às drogas.

Assistam a reportagem da Globo News de Quarta-feira, 29/07/2009.




Reportagem muito esclarecedora, já não posso dizer o mesmo do "debate" ao final, com o psiquiatra da UFF Jairo Werner.

É muito triste ouvir de um médico, afirmações apen…

Seminário Temático Política de Drogas (UFRJ-Viva Rio)

O blog Sobre Drogas publicou o primeiro relato das palestras realizadas no Seminário Temático Política de Drogas: Avanços e Retrocessos ocorrido no último dia 23. Veja o post

Especialistas: 'momento é agora' para mudar lei sobre drogas.
Entre os presentes estava Glen Greenwald, autor do relatório sobre os oito anos de sucesso da descriminalização das drogas em Portugal. Veja a entrevista de Greenwald no Comunidade Segura.

Mais notícias sobre o seminário podem ser lidas no site da UFRJ

Carta da Psicotropicus à PUC-Rio

Image
Rio de Janeiro, 14 de julho de 2009.
De: Centro Brasileiro de Políticas de Drogas - Psicotropicus
Para: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
A/C: Exmo. Sr. Augusto Sampaio, Vice-Reitor para Assuntos Comunitários
REF.: Nova política da PUC-Rio sobre uso de drogas no campus
Sr. Vice-Reitor Augusto Sampaio:

O Centro Brasileiro de Políticas de Drogas - Psicotropicus é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos. Fundada em 2003, dedica-se especialmente ao campo das políticas sobre drogas. Diante da série de matérias que o jornalista Lauro Neto e colaboradores vêm apresentando no jornal O Globo sobre a mudança na orientação política da PUC-Rio em relação ao consumo de drogas no seu campus – nomeadamente a maconha –, a Psicotropicus sente-se no dever de apresentar ao Senhor as seguintes considerações: