Posts

Showing posts from May 24, 2009

Força-tarefa contra o crack e FHC falando de descriminalização de drogas em Londres.

A maconha e o crack são as drogas que têm atraído mais a atenção da mídia nos últimos meses. O debate sobre a legalização da primeira e a epidemia do uso da segunda, foram temas abordados por vários programas de TV e assunto de notícias em jornais de todo o Brasil.

Nesta semana a rede RBS do Rio Grande do Sul lançou a campanha "Crack Nem Pensar", promovendo um debate entre autoridades locais e nacionais e especialistas da área. Com este estranho e contraditório nome a campanha pretende reunir a sociedade em torno do tema, para PENSAR e propor soluções para "erradicar o uso de crack no Rio Grande do Sul e Santa Catarina". Uma das principais estratégias da campanha publicitária é "chocar"a sociedade para que "não tenhamos mais nenhum só usuário de crack no futuro".

A chamada epidemia de crack que já dobrou de tamanho no último ano, pode chegar a tetraplicar (existe esta palavra?!) nos próximos anos, segundo projeções da Secretaria Estadual da Saúde.…

Nesta sexta (29) : Debate sobre a Descriminalização da Maconha

AO VIVO E INTERATIVO
Opine ao vivo, sexta (29), às 13h, na WEB
Acesse www.canalsaude.fiocruz.br ou envie perguntas para canal@fiocruz.br

O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, sexta-feira (29), às 13h, debate a descriminalização da maconha. De acordo com a ONU, no Brasil há mais de 3 milhões de usuários. Para a Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, os danos causados não são maiores que os provocados pelo álcool ou tabaco, no entanto admitem que a droga pode prejudicar a saúde mental. Quais devem ser os parâmetros para debater a descriminalização da maconha no Brasil?
O público poderá esclarecer dúvidas ao vivo pela WEB, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a pergunta pelo e-mailcanal@fiocruz.br
Convidados – para debater o tema com internautas e telespectadores, estarão no estúdio: o coordenador do Centro Brasileiro de Políticas de Drogas, Luiz Paulo Guanabara; a diretora da Associação Internacional de Redução de Danos, M…

Weed - Nova Temporada - Breve História da Maconha

Para anunciar a nova temporada da série americana Weed, o Showtime preparou um clip sobre a história da moconha desde 2727 AC. O vídeo mostra a maconha chegando ao novo mundo através de Cristóvão Colombo e tomando conta da América.






Desde 1619 quando foi exigido que os novos colonos plantassem cannabis (até o presidente Washington chegou a ter uma plantação), passando por Ford, que produziu um dos seus modelos com plástico feito da cannabis em 1908, até a proibição em 1937.

Em 1965 1 milhão de americanos já havia experimentado a maconha e em 1972 esse número subiu para 24 milhões. E em conseqüência da guerra às drogas, declarada por Reagan em 1980, a cada 38 segundos alguém é preso por violar as leis contra a maconha e, ainda assim, hoje a maconha é considerada o plantio mais lucrativo da América, rendendo 36 bilhões de dólares por ano.