"Saúde é prioridade" - UNODC no facebook.

A página do escritório de drogas e crime das Nações Unidas (UNODC) destacou hoje a frase "Health is a Priority", sem maiores explicações.

Talvez Costa e seus colegas estejam querendo se redimir afinal e melhorar sua imagem pelo menos junto à rede social do facebook.
O mais interessante é que os comentários foram todos no mesmo sentido: "é verdade?", "é realmente verdade?".
É Sr. Costa, acho que será necessário mais que uma frase de efeito e um discurso favorável à descriminalização do usuário no lançamento do World Drug Report para convencer o público.

O UNODC tem usado o facebook para difundir suas ações contra o narcotráfico e tráfico de pessoas, além de divulgar suas campanhas contra o uso de drogas, especialmente direcionadas para os adolescentes.

No vídeo deste ano a frase de impacto é: "Faça da Saúde a sua moda-não as drogas". Como se o motivo que leva os jovens a usarem drogas ao ponto de parecerem zumbis (como no vídeo), fosse apenas uma questão de moda. Acho que o UNODC ainda têm muito o que aprender sobre saúde e doença, antes de sair por aí ensinado aos outros.

Podia começar inclusive com seus próprios textos. No documento de 1999 "Youth and Drugs: A Global Overview" afirmam: "...táticas de amedrontamento, usadas em alguns materiais informativos, não servem ao propósito e ao contrário reduzem, significativamente, a confiança dos jovens nos conselhos dos adultos e em alguns casos até encoraja comportamentos de risco." (E/CN.7/1999/8, para 65.f). Como bem ressaltou o blog HR2.

Agora em 2009, parecem ter esquecido suas próprias afirmações e lançaram este vídeo para a campanha do dia anti-drogas (26 de junho).




Comments

Popular posts from this blog

About Marisa Felicissimo

26 de junho: Vamos ajudar o UNODC a fazer uma escolha saudável!