Comissão Brasileira sobre Drogas

O lançamento da Comissão Brasileira sobre Drogas, criada pelo Viva Rio, acontece hoje na Fiocruz.

Com a presença ilustre do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o evento de lançamento também conta com a presença de especialistas internacionais de peso: Mike Trace, presidente do International Drug Policy Consortium – IDPC, Peter Reuter, professor da universidade de Maryland e um dos maiores estudiosos de políticas públicas no mundo, que recentemente coordenou o Relatório da União Européia sobre a Política Internacional de Drogas; Celia Morgan, pesquisadora da Beckley Foundation, que lançou em 2008 um relatório extensivo sobre a cannabis; Glenn Greenwald, advogado e autor do relatório sobre a descriminalização das drogas em Portugal.

A comissão brasileira segue os moldes da comissão latino-americana liderada pelos ex- presidentes do México, Colômbia e Brasil, apenas com celebridades e figuras do alto escalão, não necessariamente especialistas ou grandes conhecedores do universo das drogas ou das políticas de drogas.

O objetivo de contar com nomes como João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações GLOBO; Ellen Gracie, ministra do Supremo Tribunal Federal; Dráuzio Varela, médico e escritor; Popó, pugilista e a ginasta Daiane dos Santos; é poder chamar a atenção das pessoas comuns e principalmente das mais conservadoras e afastadas de toda essa discussão, para a hipocrisia que cerca as leis e políticas de drogas.

A comissão pretende também lançar um documento recomendando mudanças nas leis brasileiras, provavelmente recomendando a descriminalização da posse de pequenas quantidades de drogas, para uso pessoal, nos moldes de Portugal. Para isso consultará especialistas de diversas áreas no Brasil e no mundo. Vamos aguardar!

Leia mais sobre a Comissão no Globo e no Sobredrogas.


Leia a série de reportagens preparadas pela equipe do Hempadão que marcou presença no Viva Rio ontem e estará hoje no evento na Fiocruz.




Comments

Popular posts from this blog

About Marisa Felicissimo

26 de junho: Vamos ajudar o UNODC a fazer uma escolha saudável!