Essa campanha é ainda mais ousada, mas claro, não é no Brasil. Se fosse, a organização seria acusada de fazer apologia às drogas e os cartazes seriam retirados.


Esta campanha, que poderia ser traduzida como "Gente Boa Usa Drogas", está rodando nos ônibus de Londres.
A Release, organização com mais de 40 anos de experiência na área de reforma política, escolheu essa frase para mostrar que todos os tipos de pessoas usam drogas.

Segundo o diretor executivo Sebatian Saville: "A constante associação, pelos políticos e pela mídia, das drogas com palavras como o mal e a vergonha, simplesmente não reflete a experiência da maioria das pessoas com as drogas.

O público está cansado da representação artificial das drogas na sociedade, que não é verdadeira, pois omite o fato de que todos os tipos de pessoas usam drogas. Se quisermos ter uma política de drogas justa e eficaz, deve ser baseada nesta realidade em primeiro lugar e principalmente."


No site da Release também há uma explicação para o que chamam de "mudança do debate", que também poderia se chamar "mudança de paradigma": "Drogas e política de drogas não são devidamente discutidas e os políticos têm medo de assumir um assunto que governos têm falhado totalmente em controlar."

1 comments:

Incaico said...

A classe política tem um certo costume de lerdeza. Isso não é de todo mau e paradoxalmente pode até ser produtivo. Agora, o debate "Drug Questions" precisa incluir a parte mais interessada: o povo! Ao contrário do que se possa comumente pensar, a questão não deve ser tratada por especialistas, exclusivamente. Daí o valor de sites como o seu. Surpreende o seu discurso e sua prática, sendo você uma médica psiquiatra. Sinto que a classe política, em tese, vai a reboque do clamor popular e ela certamente apresentará discursos mais apropriados quando o próprio povo assim se fizer representar entre os congressistas. Mas, além da classe política, temos a classe médica. Existe alguma relação entre o atendimento prestado pelo SUS e a classe médica, ou será que apenas os políticos calçam 40? E, tocando de leve no tumor, no subconjunto da classe médica, o que os psiquiatras têm a ver com os valores atualmente disseminados relativamente ao uso de substâncias psicoativas? alguém anda propagando o medo, o terror, e não são apenas os traficantes não, pois, por incrível que possa parecer, o grande Josef Mengele ocupou um lugar, uma cadeira...será que ela está vazia? Matem-se Marcolas e Beira-mares da vida, pois os substitutos estarão prontos e a postos...pois é, quem precisa do SUS que procure uma árvore para ficar na sombra, porque tem médicos e médicos, políticos e políticos. Agora, Marisa, você não acha que o Zé tava inspirado quando compôs "Admirável Gado Novo"? eu modifico um pouco a letra, para dizer assim: "ê, ôÔ, vida de gado, povo guardado ê, povim feliz!"
Mas eu não sou contra o sistema: sou um ignorante, e mal sei que a palavra Je-Sus tem duas sílabas. Fica bem. O mundo precisa de gente como você! E como precisa!

Vinicius

Post a Comment

Subscribe